segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os meses, wardjans e estações do ano (parte 1)

O ser supremo, agora senhor de todo o mundo, homenageou seus 14 wardjans, vencedores da Guerra Familiar, nomeando um a um e entregando a eles cada alguns dias do ano.

Esses wardjans, com os anos que se passaram, aos poucos foram sendo persuadidos por Oliva, que mesmo presa, não teve sua bondade abrandada. Sem o consentimento de Cypius, os wardjans passavam assim, a ajudar algumas vezes os humanos. Tudo era feito com bastante cautela e às escondidas, ninguém queria enfurecer o tirano.

Enquanto isso, os dias viraram meses, e ganharam os nomes dos wardjans homenageados.

Vesak - 1º mês (31 dias)
Primeiro wardjan do ano, Vesak é interessante e padroeiro dos Momantos. Talvez por isso é retratado muitas vezes com tristeza e é esquecido pelos habitantes de Senna, exceto pelos humanos com características animalescas, é claro. É nesse mês, que as mulheres fazem oferendas ao wardjan e o mesmo retribui, dando formas humanas a vários animais para assim, dormirem com as mulheres que assim desejam. Algumas desejam filhos mais fortes e dormem com touros, outros, filhos pacíficos, dormindo assim com lebres. É Vesak que concede a essas mulheres, filhos com características animalescas. Possui uma forma meio abobalhada, pelos por todo o braço e na cabeça há a ausência de cabelos. Possui um grande nariz e na sua boca, enormes dentes da frente salientam-se e outros se ausentam. Não é uma das criaturas mais agradáveis de ver, porém seu coração o torna uma das mais agradáveis de conviver.
Estação: Outono
Símbolo principal: Cesta de frutas, representando as oferendas.
Representa a fertilidade, protetor das mulheres grávidas, protetor dos animais.

Poson – 2º mês (28 dias)
Segundo wardjan do ano. É um ser festivo e o mais próximo dos humanos, onde saem nas ruas com fantasias e máscaras. Em um ano de trevas, Poson é o fio de esperança do planeta. Teve seus dias diminuídos como punição de Cypius pela festa aos humanos e Poson não comemora mais com eles desde então. Mas as criaturas criadas através da Mandala, continuam a celebração de esperança. Possui um físico fora de forma, está sempre sorrindo e com roupas coloridas. Possui uma pele mais morena de todos os wardjans e cabelos pretos, encaracolados.
Estação: Outono
Símbolo principal: Taça de vinho.
Representa as festas, alegria, dança, bebidas em geral.

Esala – 3º mês (31 dias)
É uma wardjan afastada dos humanos. Leal ao “Senhor Cypius”,quase nunca é vista, pois como um dos braços fortes do comandante de Senna, nunca sai da torre negra. Coincidentemente, arianos e piscianos nascidos nesse mês, tendem a escolher o lado malvado de Cypius, as mulheres então rezam para que seus filhos não caiam nessa data. Os poucos humanos que a viram, diziam que ela tinha uma aparência de uma loba, pronto para devorar sua presa, olhos brilhantes e caninos enormes a amostra. Outros dizem que tinha asas de morcego nas costas, com uma aparência de uma bela mulher. Há relatos também de tê-la visto na forma de ursos, tigres e até rinocerontes. Todos concordam com uma coisa: Os pelos e cabelos sempre eram brancos, o que leva alguns a acreditarem de que os wardjans podem mudar de formas.
Estação: Outono
Símbolo principal: Canino de lobo, representando os relatos de sua forma.
Representa o medo, angústia, o lado selvagem, a fúria/ira.

Nikini – 4º mês (30 dias)
No quarto mês do ano, é normal os humanos entregarem oferendas de chocolate à wardjan, que ama essa iguaria. Os humanos a agradam com esse doce na esperança de tê-la ao lado em uma eventual guerra. Às vezes é vista numa forma de coelha.
dizem que quanto mais bela a flor que nasce nesse mês, mais perto Nikini se encontra dos humanos.
Estação: Primavera
Símbolo principal: Coelho, representando os relatos de sua forma.
Representa o doce do chocolate, as flores, a caridade e bondade.

Binara – 5º mês (31 dias)
É o mês preferido dos virginianos, apesar de nascerem muito além desses dias, onde o wardjan sai do continente sombrio e ajuda os humanos em seus afazeres terrestres. Há rumores de que será nessa data o mês da próxima guerra. É forte e robusto. Possui uma cara fechada, mas não seu coração. Cabelos caindo pelo rosto, brancos, é o sonho de todas as mulheres.
Estação: Primavera
Símbolo principal: Martelo.
Representa o trabalho, o esforço pessoal, a força e o homem.

Jamal – 6º mês (30 dias)
O mês dos namorados. Jamal é uma das poucas wardjans do sexo feminino e representa o amor e a fertilidade. Possui uma aparência bastante harmoniosa, cabelos loiros e olhos da mesma cor. Nesse mês, ela aumenta os atributos de conquista masculinos e femininos, é o momento essencial para que os humanos encontrem a sua alma gêmea. Jamal se faz valer do encontro que acontece em seu mês dos corpos celestes, que formam um grande coração natural no céu e da estação do ano preferida dos casais, a primavera. Enquanto Binara é o wardjan dos sonhos das mulheres, Jamal é a dos homens. Junto com Quadrat e Elm, forma a “Tríplice Soberana”
Estação: Primavera
Símbolo principal: Uma rosa, representando os enamorados do mês.
Representa o amor, o poder da feminino, a magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário